Imagem capa - MANUAL  PARA O ENSAIO  por CARLINHOS RAMOS

MANUAL PARA O ENSAIO

A maioria das pessoas ( mesmo aquelas que não se dizem fotogênicas) já tiveram vontade de posar para um ensaio fotográfico bem pensado e produzido. Escolher uma bela fotografia e colocar sobre a estante da sala é uma tradição que vem de muitas gerações.

Belas fotografias exigem conexão entre fotógrafo e fotografado e isso só é possível se todas as dúvidas relacionadas a "preparação pré ensaio" forem devidamente sanadas e exclarecidas.

Por isso criamos com carinho esse material, que foi feito para informar você e deixar seu dia mais bacana. Alinhar as expectativas e deixar o casal mais tranquilo são as nossas metas.

NÃO SE APEGUE A REFERÊNCIAS DE TRABALHOS DE OUTROS PROFISSIONAIS.

Meus ensaios tem  leitura e execução única, então vamos criar algo novo, inédito, com a cara de vocês, casal.

Para criar algo só seu, trago nas próximas páginas várias dicas, agrupadas para melhor compreensão.

Sinta-se a vontade para seguir o que parecer legal para vocês  




MAKE-UP

                                                                            

A preparação para o ensaio começa com um make-up bacana, por isso recomendamos que você visite o seu profissional preferido

Muitas noivas tem dúvidas sobre a maquiagem, então ja começamos recomendando que você opte pela naturalidade, sem excessos, com a sua pitada de gosto pessoal. Um ensaio diurno não pede maquiagem muito carregada, mas um olho bem delineado e um batonzinho ajudam a destacar sua beleza. Não esqueça de levar junto o batom utilizado, para eventuais retoques.

Lembre-se de disfarçar cicatrizes, espinhas, machucados, olheiras,etc. 

Não é recomendado a presença de produtores e maquiadores durante o ensaio, pois eventuais interferências na direção de poses do casal podem prejudicar a naturalidade do estilo que buscamos. Não se trata de um ensaio publicitário, então relaxem, vamos deixar vocês lindos, com uma  lembrança divertida dessa bela fase da vida dos dois.

Unhas dos pés e das mãos bem feitas garantem belos closes. O cabelo também pode seguir a linha do mais natural possível, começando solto ( se você quiser ) e prendendo de diferentes formas durante o ensaio.





                                            LOOKS                                                                                                                                                                                                                        

Chegou a hora de escolher as roupas que serão utilizadas no ensaio. Como a nossa conexão é essencial, é importante salientar que muitas trocas de roupas ( mais de 2 looks ) podem atrapalhar o "timing" do ensaio e prejudicar o resultado. Tenho certeza de que o amor que existe entre vocês é muito mais bonito do que qualquer roupa do mundo.

Aconselhamos vocês a separarem os looks com calma ( um dia antes do ensaio ) e levá-los já montados ( acessórios, roupas e sapatos combinando) pois isso facilita a organização e seleção dos cenários ( que podem ser definidos de acordo com os looks ). Noiva, aproveite para dar uma forcinha pro seu noivo escolher as roupas dele, pra harmonizarem com as suas. Escolham de 1 a 2 looks diferenciados, que casem entre si e, principalmente, que tenham a sua cara, deixando-os a vontade. Recomendamos que comecem  com um look mais formal e deixem o mais despojado pro final.

Os sapatos devem estar de acordo com as roupas e acessórios ( brincos, anéis, pulseiras e etc ) Noivo, não esqueça do cinto. Levem somente o que forem utilizar




CLIMA                                                 

                                        

A combinação de vários fatores culminam em um ensaio épico e de beleza ímpar. Não é incomum remarcarmos as datas duas ou até três vezes, esperando o clima ideal. Por isso, marcamos seu ensaio pelo menos 40 dias antes do casamento, para não correr o risco de chegar no dia sem as fotos para decoração.

Nossos ensaios são divertidos, mais pode ser bem cansativo, pois iremos trabalhar muito para trazer o brilho de cada olhar, movimento ou gesto. E vocês vão me ajudar nessa.

Nossos ensaios duram em média 3 a 4 horas, tempo suficiente para mantermos o nível de energia do casal, do inicio ao final do ensaio. 

Um bom ensaio pede a ilustre presença do sol ou, pelo menos, sol entre nuvens, por isso não realizamos ensaios em dias de chuva.

Situações de baixa luz ( dias chuvosos ou nublados) descaracterizam o estilo alegre do meu trabalho. Você provavelmente nos conheceu através de fotos coloridas e alegres, então climas ruins podem frustar suas expectativas.

Caso o dia da sessão tenha previsão de chuva, o recomendado é reagendar as fotos. Essa decisão deve ser tomada até a véspera. Por questões de agenda, não podemos decidir no dia.




                        

 LOCAÇÕES                                                 

                                                             

Sempre que o casal me pergunta em que locais eu costumo fazer os ensaios eu sempre respondo com uma nova pergunta, "onde vocês gostariam de fazer", pra mim um ensaio único e autoral precisa ser realizado em algum lugar que "talvez" tenha feito parte da história deste casal, por exemplo: se o casal se conheceu em uma linda praia especifica da sua cidade, ou na escola, numa balada, numa praça porquê não fazermos este ensaio nesses lugares."

Recomendamos que você casal escolha um único local de sua preferência. Não caia na armadilha de ficar mais tempo no carro que fotografando.

Nossos ensaios normalmente são realizados ao ar livre, porém uma locação interna ( casarão, museu, bar, caverna ) também pode ser uma boa pedida para um complemento.

Caso seja necessária autorização para fotografar no local escolhido, ela deve ser providenciada pelo casal, previamente bem como possíveis taxas de fotografia cobradas pelo local são despesas de responsabilidade do casal.  Despesas de alimentação e transporte em casos de irmos para lugares distantes também de responsabilidade do casal.



CLICANDO

                                                                                    

Fotografias existem para serem sentidas, por isso é essencial que estejamos conectados, para demonstrar a "vibe" desse dia especial. Não recomendamos a presença de mais pessoas para suporte do ensaio. Lembre-se que não se trata de um ensaio de moda, nós precisamos nos divertir pra valer.

Costumo dizer para meus casais que nosso ensaio será um dia de namoro, um dia que o casal vai namorar, passear, brincar e eu observando e registrando todos esses momentos.

Não se preocupem com as poses, estou preparado para dirigir e ajudar. Suas idéias são muito bem-vindas, então sintam-se á vontade para perguntar, sugerir e demonstrar seus desejos. Você sonhou, nós executamos.

Pensem bem antes de trazer acessórios cênicos que não tem nada a ver com o seu cotidiano. Queremos que as fotos sejam atemporais, então aquele balão que hoje é "top", amanhã pode não ser. 

Casal, durmam bem na noite anterior ao ensaio ( para evitar olheiras ) e providencie protetor solar e repelente para insetos.

 




Gostaram? Comentem no link abaixo e solicitem um orçamento  sem compromisso!

Clique aqui, Fale comigo!