Veja 6 Dicas Incríveis Que Farão Você Destacar-se Profissionalmente Por Meio Das Fotos De Perfil Das Suas Redes Sociais
Certamente você já ouviu alguém afirmar que "a primeira impressão é a que fica" ou, então, que "uma imagem vale mais que mil palavras". Pois é, essas afirmações são verdadeiras, principalmente quando se trata da sua foto de perfil das redes sociais, sobretudo se você as utiliza para divulgação profissional.
Mas calma, não se apavore! Vou lhe dar 5 dicas rápidas e importantes para que você arrase nas redes sociais e destaque-se no mercado de trabalho por meio da sua imagem de perfil, pois um retrato profissional faz toda a diferença. Confira as dicas.
1. Certifique-se de que a imagem do seu perfil realmente lhe representa como pessoa e como profissional
2. Verifique se seu retrato do perfil demonstra sua autoridade profissional
3. Pense se você contrataria os serviços do profissional que está na sua foto de perfil das redes sociais
4. Analise se a foto que você usa profissionalmente lhe dá destaque sobre seus concorrentes no mercado de trabalho
Independentemente de qual seja a sua área de atuação, você deve se apresentar com um retrato com aspecto profissional, bem pensado e bem acabado para que ganhe destaque e saia à frente do seu concorrente. A internet é uma vitrine e você tem que se mostrar corretamente para conquistar seu público.
5. Aproveite o retrato do seu perfil para apresentar-se de acordo com o que você oferece ao seu público: seja um exemplo do que você oferece
Um retrato profissional precisa representar a melhor versão pessoal e profissional da pessoa, para que consiga transmitir confiança, segurança e, acima de tudo, transparência. Mas, para conseguir o resultado ideal em um retrato, é necessário contar com a dedicação, a habilidade e a sensibilidade do fotógrafo que está construindo a imagem.
Quando estou realizando uma sessão de retratos, preciso entender um pouco da essência e da personalidade do cliente, preciso entender qual é o público-alvo que ele quer atender e qual a ideia de profissional que ele realmente quer transmitir. Por isso, cada retrato precisa ser construído e lapidado de forma individual e exclusiva. Cada retrato que construo é um desafio, uma aventura em busca do resultado único.
6. QUAL ROUPA USAR PARA FAZER UM RETRATO CORPORATIVO
Quem aqui gosta de dicas para não errar na foto? Hoje vamos falar sobre roupa, detalhe super importante na hora de fazer um retrato corporativo, né?
Antes de tudo é preciso lembrar que fotografias lidam com simbologias. Logo, a sua roupa passa uma mensagem sobre a área em que você atua.
Por isso, ao fazer um perfil no LinkedIn, por exemplo, tome alguns cuidados como:
Não usar decotes muito profundos;
Evitar estampas muito chamativas;
Evitar roupas muito apertadas;
Evitar transparências.
Mas dependendo da sua área de atuação, se for moda ou algo que lide mais com criação, é possível ousar mais e imprimir muito estilo.
Cores sólidas são melhores do que as estampadas quando a ideia é harmonizar o traje com o plano de fundo (local escolhido). Atenção para alguns tons em certos locais, tons pastéis ou brancos devem contrastar com o plano de fundo e cores escuras das roupas em locais com tons muito terrosos podem fazer você sumir na sessão de fotos.
Informal
Se você trabalha numa empresa que adota como dress code um estilo mais informal de vestimenta ou é uma empreendedora/empresária está livre para ousar um pouco mais. Aqui a sugestão pode ser camisetas, calças jeans e até bermudas. No entanto, lembre-se: nada de excessos, você está no seu ambiente de trabalho e, mesmo sem querer, pode comunicar uma imagem diferente daquela que deseja passar como profissional.
Imprima sua personalidade com acessórios diferenciados ou peças mais coloridas. Só tome cuidado com relógios grandes, joias ou acessórios muito chamativos, a menos que o produto/serviço que você comercializa seja um deles. (lembre-se dos objetivos iniciais, certo?)
Recomendamos roupas com cores sólidas como vermelhos profundos, turquesas e outros tons na família dos azuis e verdes que podem ser encontradas em vestidos, terninhos, blazers, saias etc. Verdes ricos e profundos, roxos e azul são sempre ótimos tons, seja em looks monocromáticos ou em combinações com outras peças de outras cores.
Cores claras também são bem-vindas, já que dão um ar mais leve e harmônico ao look.
Semi-informal
É preciso estar atenta entre os estilos casual e formal, para equilibrar os dois. Trajes muito informais podem não representar o posicionamento da empresa e sua imagem, assim como os super formais. Insira seu estilo com leveza e equilíbrio, mas acima de tudo, transmita profissionalismo.
Se você é daquelas que adora um jeans, opte por calças de cortes mais retos e tonalidades mais escuras e complemente com uma bonita camisa. Se a escolha for uma de alfaiataria, a blusa pode ser mais informal e com cores mais vivas. O salto dará um toque mais formal e elegante.
Empresas que escolhem o dress code formal não deixam dúvidas sobre a mensagem que querem transmitir através de seus colaboradores: credibilidade, seriedade e confiança. As cores mais sóbrias e neutras são as mais indicadas na hora de escolher o look.
As modelagens podem até ser mais modernas, mas não possuem muita interferência de moda, como blazers tradicionais, suéteres e calças retas e os acessórios também acabam sendo mais clássicos e discretos como lenços, por exemplo.
Respeite seu estilo
O mais importante de tudo, é manter sua personalidade e estilo na hora de se vestir e na sessão de fotos profissionais. É relevante sim, se atentar a linguagem corporal na fotografia, mas se você, por exemplo, não gosta de usar vestido, não vai ser no momento das fotos que vai usar, né minha filha? O motivo é simples, se você não se identifica com o traje, vai acabar se frustrando e as fotos poderão exprimir esse sentimento, justamente na linguagem corporal, irônico não?
Então, seja você, essa sempre será a sua melhor versão.
E você, já parou para pensar se o seu retrato está de acordo com essas dicas simples e importantes?
Se você gostou dessas dicas, prepare-se! Se você ainda não tem um retrato profissional para colocar nas suas redes sociais, no seu currículo, no seu material de apresentação e de divulgação profissional ou qualquer outra finalidade que necessite de um retrato bem elaborado, não perca essa oportunidade!